A eleição da câmara de vereadores de Marcos Parente, mesmo acontecendo no dia 1 de Janeiro de 2025, mas a campanha já está em curso e mesmo com a possibilidade de ter apenas um candidato pela situação, a oposição se mantém neutra aguardando algum movimento de alguém que possa querer os 4 votos da oposição para se eleger, Ainda há essa esperança por parte dos vereadores da oposição, além da possibilidade de lançarem um nome, apenas para não votar em um nome da situação.
Até o momento parece consenso entre os vereadores da situação, o nome do Vereador Chagas para a presidência da casa. Porém ainda não está totalmente certo se isso irá se confirmar. Haverá a necessidade da intervenção do Prefeito Gedison nessa articulação.
Continua após a publicidade
Conversamos com alguns vereadores para saber a opinião deles e descobrir a quantas andam as negociações de bastidores. Veja:
Continua após a publicidade
Procuramos o Vereador Valterlim(MDB) para saber sua posição para essa eleição da casa,
Continua após a publicidade
- Portal Tinguis MP – Vereador, o senhor é o mais experiente da câmara, que já viu várias vezes as nuances de uma eleição com apenas 9 votos, mas que tem muita reviravolta, já ocupou a cadeira de Presidente, agora na oposição, como o senhor irá se posicionar nessa eleição?
- Vereador Valterlim – Não sei lhe informar se a oposição terá candidato, pois não tratei do tema ainda com os colegas. Voto em qualquer um dos nomes que eu acredite que vá representar a Câmara. Não considero os colegas como oposição ou situação, pois entendo que a câmara é ou deveria ser um poder independente, por isso não tenho objeção a nenhum nome.
- Portal Tinguis MP – Mas o senhor tem uma posição? Vai se posicionar e votar no nome que se apresenta da situação?
- Vereador Valterlim – Devido a experiência, vou me posicionar no momento que considero oportuno. Primeiro Vamos ver os candidatos e suas proposta para dirigir os trabalhos.
- Portal Tinguis MP – O nome da situação mais provável é do Vereador Chagas, sendo ele, o senhor votaria diretamente nele ou prefere votar em branco? Já que a oposição não tem os votos suficientes para ter um candidato?
- Vereador Valterlim – Você parece que não entendeu. A Câmara é um poder independente, não tem oposição e situação. Voto no candidato que acredito que possa dirigir a casa nos próximos dois anos e no momento oportuno todos saberão em quem vou votar.
- Portal Tinguis MP – Então no momento o senhor não tem um candidato para votar, mas pode votar no nome da situação?
- Vereador Valterlim – Não queira botar palavras na minha boca, você entendeu minha resposta, por duas vezes lhe falei que no momento oportuno todo mundo irá saber como e em quem irei votar.
O Vereador Valterlim será o mais experiente da casa e assumirá seu 5º mandato consecutivo. O vereador não quis se comprometer e dizer se votará no candidato da situação, mas também não disse que não votaria. É possível que o Vereador esteja aguardando alguma oportunidade de alguém se rebelar e assim a oposição oferecer seus votos para fazer parte da mesa diretora. No entanto o vereador Valterlim preferiu assumir uma posição de defesa da independência da câmara.
Falamos ainda com o Vereador Márcio Soares, também da oposição, que não respondeu a todas as nossas perguntas, mas falou de forma generalizada sem querer se comprometer com uma posição definida, mesmo deixando claro que pretende convercer os colegas a ter uma candidatura. própria da oposição
- Portal Tinguis MP – Vereador, o senhor como um dos vereadores mais experientes, que já foi presidente e já participou de várias eleições, a oposição tem uma posição definida sobre essa eleição para presidente da Câmara? Irão lançar algum candidato para disputar? Qual sua posição pessoal?
- Vereador Márcio – Só iremos nos posicionar a respeito da eleição da mesa diretora, após a Diplomação!
- Portal Tinguis MP – Essa é sua posição pessoal ou dos vereadores da oposição?
- Vereador Márcio – Até dia 10 de dezembro faremos uma reunião com os eleitos para definir uma posição de apoio a candidatura própria.
- Portal Tinguis MP – Então o senhor não vota em nenhum nome da situação?
- Vereador Márcio – Não falei isso. Falei que iremos discutir possibilidades de candidatura de oposição ou votar em outro candidato. Só em dezembro que iremos definir.
Fizemos outras perguntas ao vereador Márcio, no entanto, ele não nos deu mais nenhuma resposta. Ao que parece o vereador deseja articular uma candidatura oposicionista para enfrentar o candidato da situação, mesmo contando apenas com 4 dos 9 votos.
Conversamos também com o principal nome da situação para a presidência da casa, o Vereador Chagas Pumada.
Vereador Chagas
- Portal Tinguis MP – Vereador, o senhor será mesmo o candidato a Presidência da Câmara para esse próximo mandato?
- Vereador Chagas – Sim. Eu pretendo concorrer mais uma vez à vaga de presidente.
- Portal Tinguis MP – O senhor já conta com os votos necessários para ganhar? São todos aliados ou você irá pedir votos dos vereadores da oposição?
- Vereador Chagas – Meu foco é pedir voto a todos os colegas vereadores, procurei cada um e já me anunciei como candidato. Já pedi o voto de todos eles. Eu não vejo essa eleição como uma questão de oposição ou situação, mas de um poder independente. Tem alguns colegas(da oposição) que vão votar em mim, mas serão eles que irão dizer se quiserem.
- Portal Tinguis MP – Esses colegas, que o senhor disse que não votam, são da situação ou oposição? O senhor já pediu voto de todos os seus aliados da situação?
- Vereador Chagas – Acredito que deva ter alguém que não simpatize com meu nome, é normal. Já pedi voto de todos os meus aliados da situação como da oposição. Meus colegas da situação alguns já me deram a resposta e estou aguardando uma reunião para definirmos tudo. No momento nenhum poderá dizer que não pedi o voto, no entanto vamos aguardar.
Falamos ainda com a única Vereadora mulher a ser eleita para o próximo mandato, vereadora Ulga Freitas. Perguntamos a ela qual a sua posição e ela disse que estava certa de votar no vereador Chagas e que já tinha dado sua palavra a ele.
“Meu voto é bem claro, para presidente da casa é para o Chagas. Sei que eu já dei minha palavra pra ele, não sei ainda os outros”.
Vereador Mariano
Falamos com o vereador Mariano sobre essa eleição para saber dele qual posição tomaria. Veja o que disse o Vereador.
- Portal Tinguis MP – Vereador, o senhor já tem experiência de outras eleições conturbadas e sabe como funciona naquela casa. Qual sua posição em relação a essa eleição?
- Vereador Mariano – Outras eleições foram resolvidas no último dia, nessa somos 5 vereadores eleitos pela base do prefeito, vejo que os vereadores que foram eleitos pela primeira vez como Ulga e Jairo, vereador como Jobim, que já tem experiência, já foi presidente da casa, não sei até que ponto eles tem interesse. Tem o Vereador Chagas que já me pediu apoio, tem experiência na casa. Então vamos ter um diálogo e vamos ver como vai ficar.
- Portal Tinguis MP – O senhor não será candidato nessa eleição?
- Vereador Mariano - Gosto muito que as coisas sejam resolvidas através do diálogo, independe de quem vai ser o presidente, será presidente por questão de compromisso com o grupo e eu já tenho um diálogo com o Chagas e já votei em outros candidatos.
- Portal Tinguis MP – O senhor tem interesse em ser presidente da casa nesse próximo mandato?
- Vereador Mariano – Todo vereador tem interesse em ser presidente, principalmente quando tem experiência como eu tenho. Mas vejo o Chagas hoje como favorito essa é minha posição final.
- Portal Tinguis MP – Vão conversar com o prefeito sobre a eleição?
- Vereador Mariano – Iremos sentar e conversar com o prefeito a respeito dessa decisão, porque a gente sabe que o presidente da câmara é uma peça fundamental para o mandato e queremos que nesse mandato seja de diálogo entre gestor de câmara e do município, pois nesse mandato que tá passando não existiu isso e não queremos isso mais.
"Então respeito a decisão dos colegas, mas hoje estou muito mais alinhado com o Vereador Chagas do que com os demais e isso é uma questão de bom senso com o grupo que fui eleito."
Portal Tinguis MP – Então o senhor tá decidido a votar no vereador Chagas para Presidente?
- Vereador Mariano – A qualquer custo eu não quero ser presidente. Ter interesse em ser presidente, todo mundo tem, e se eu dissesse que não tenho interesse eu estaria mentindo, mas eu prefiro o diálogo. Vejo hoje o nome favorito do Vereador Chagas. Interesse eu tenho, mas não serei candidato para criar atrito. Eu só seria candidato com o conseso dos 5 vereadores da base, mas no momento devo apoiar o vereador Chagas favorito, provavelmente seja ele o meu escolhido.
- Portal Tinguis MP – Como o senhor já acompanhou em outras oportunidades, a oposição para tentar atrapalhar, oferece os 4 votos para eleger algum vereador que tá querendo ser o candidato, mas não encontra apoio na base. Se a oposição hoje oferecesse ao senhor os 4 votos para lhe eleger presidente, o senhor aceitaria? Cogitou isso em algum momento?
- Vereador Mariano – Não. Iremos para o inicio do mandato e a gente não quer que isso aconteça dessa forma. Não seria bom nem pra mim, nem para o grupo e tenho certeza que meus apoiadores, também não iriam aceitar. Por isso eu acredito que o melhor é entrar em consenso e votar no vereador Chagas.
Conversamos ainda com o Vereador eleito Jobim, que foi um dos que se propôs a ser candidato para o próximo mandato.
Vereador Jobim
- Portal Tinguis MP – Vereador, o senhor já teve a experiência de ser presidente da Câmara, vai para mais um mandato como vereador, o senhor falava, logo após ser eleito, que desejaria ser novamente presidente. Alguma coisa mudou? Qual sua posição nessa eleição?
- Vereador Jobim – Olhe eu continuo com o meu nome como candidato e a disposição, mas eu entendo que a gente vai chegar a um acordo e a um denominador comum para ser candidato um de nós e um de nós ser o presidente. Até porque entendo que somos a maioria e basta sentar e conversar e chegar a um entendimento.
- Portal Tinguis MP – Já aconteceu em outras situações, inclusive na período da sua campanha para presidente da casa, de vereadores da oposição se unirem e votar em outro candidato para criar uma certa confusão. Se a oposição chegasse lhe oferecendo os 4 votos que eles tem para a sua eleição, qual seria sua posição?
- Vereador Jobim – Olhe, eu não trabalho com essa possibilidade, até porque temos os cinco votos necessários para eleger qualquer um de nós. Então eu entendo que isso tá fora de cogitação. Eu costumo ser fiel ao grupo que faço parte. O que a gente tem que ter é maturidade e deixar a vaidade de lado e os interesses pessoais e pensar no todo. Então para essa eleição eu nem pensei nos votos da oposição, creio que podemos conversar entre si e eleger, seja eu, seja o qualquer outro com os votos da situação. Creio que isso prova nossa união que construímos durante a campanha e manter isso durante todo o mandato.
- Portal Tinguis MP – Então o senhor votaria no vereador Chagas, se esse for o acordo?
- Vereador Jobim – Sim, com certeza. Eu não tenho dificuldade nenhuma em votar no Vereador Chagas como em qualquer um da base que seja o acordo. Até porque o Prefeito tem interesse em quem deva ser o presidente da casa, sendo um da base. O Prefeito tem que conversar e até agora não foi conversado nada. Já se aproxima a diplomação e a posse e devemos fazer uma reunião ou duas e sabemos que a câmara vindoura deve ser presidida por um de nós para que possamos fazer um trabalho bem feito e que haja harmonia e parceria com o executivo. Eu não tenho dificuldade de votar no colega, mas quero dizer que meu nome tá a disposição e que nós temos que sentar para decidir e chegar a um denominador comum.
Nas várias eleições da câmara de vereadores de Marcos Parente, algumas foram recheadas de surpresas de última hora. Não se sabe ao certo se essa haverá alguma mudança.
Ao que parece será necessário o Prefeito Gedison, fazer pelo menos uma reunião com todos os vereadores da base para definir como fica a presidência.
O que ficou claro na fala de todos os vereadores é que todos pretendem entrar em acordo e votarem o presidente entre si.