Sexta, 13 de Dezembro de 2024
21°C 36°C
Marcos Parente, PI
Publicidade

Professora é apedrejada por falar sobre cultura Afro-Brasileira em sala de aula. Difusão de ódio chegou em sala de aula

De volta à época da ESCRAVATURA o ódio ao diferente toma de conta das salas de aula também.

Redação - Tinguis MP - Marcos Parente -PI
Por: Redação - Tinguis MP - Marcos Parente -PI Fonte: 180graus
28/11/2024 às 09h04
Professora é apedrejada por falar sobre cultura Afro-Brasileira em sala de aula. Difusão de ódio chegou em sala de aula

A professora Sueli Santana, de 51 anos, foi vítima de agressão física por parte de alunos após ministrar aulas sobre a cultura afro-brasileira em Camaçari, na Bahia. O incidente ocorreu no dia (29/10), na Escola Municipal Rural Boa União, quando a educadora estava corrigindo tarefas na sala de aula. Três alunos, posicionados do lado de fora da sala, lançaram pedras contra ela, atingindo seu pescoço. Como resultado, Sueli precisou se afastar por três dias. Com informações de Terra.

.
FOTO: REPRODUÇÃO

Continua após a publicidade

A professora estava cumprindo a Lei nº 10.639/2003, que obriga a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar, e usava o livro "ABC dos Povos Afro-brasileiros" como material didático. Ela relatou que, ao longo do ano, enfrentou resistência da direção da escola e reclamações de pais que a impediram de utilizar o material. Sueli também mencionou que, devido à sua religião de matriz africana, sofre constantes agressões verbais, sendo chamada de "bruxa" e "macumbeira" por alguns alunos.

Continua após a publicidade

Em resposta à denúncia, a Secretaria de Educação de Camaçari iniciou um processo de acolhimento à professora e instaurou uma sindicância para apurar o ocorrido. A Polícia Civil da Bahia está investigando o caso, que envolve lesão corporal e injúria religiosa. O Sindicato dos Professores de Camaçari (Sispec) também expressou solidariedade à educadora e se comprometeu a garantir que a agressão não passe impune.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Luz para todos Há 2 semanas

Governo Federal atenderá mais de 10 mil famílias no Piauí em 2025 com o Luz para Todos. Veja

Governo irá atender através do Luz para Todos mais de 10 mil famílias só no Piaui.

Armas para criminoso Há 9 meses

Exército na gestão Bolsonaro, liberou armas para mais de 5.000 condenados por crimes como roubo e tráfico, como nunca aconteceu no país.

O controle prévio "mitiga esse esforço ao impedir que pessoas que não atendam aos critérios para comprovar sua idoneidade tenham acesso a novas armas", afirmaram.

Roubo de merenda Há 9 meses

Roubo de Merenda por empresária | Juiz manda que testemunha compareça a audiência.

Aprofundamento das investigações levou a nova operação da PF, deflagrada nesta terça-feira, 27, denominada de Flashback - Um dos alvos da primeira operação teria morrido, outro teve decretada a extinção da punibilidade

"Exilio" de Juiza Há 11 meses

Ex-Juiza que ofendeu STF foi embora pros Estados Unidos e se diz "exilada" há 2 anos lá.

Na publicação de 4ª (3.jan), a ex-juíza disse ter sido alvo de “atos persecutórios praticados pelo STF, mais especificamente por Alexandre de Moraes”, a quem também se refere como “tirado de toga”.

Agressão a mulher Há 1 ano

Vereador confessa ao vivo que bate em mulher enquanto ameaça de bater colega vereadora. Veja o vídeo

A transmissão ao vivo pela redes sociais da Câmara foi interrompida devido ao tumulto, mas o início da altercação foi registrado.

Lenium - Criar site de notícias