A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou, nesta sexta-feira (22), na Penitenciária Irmão Guido, a entrega de certificados dos cursos de Marcenaria, Sistemas Agroflorestais e Horticultor Orgânico para os internos da Unidade.
Realizaram o curso de Horticultor Orgânico, com 36 horas aulas, 23 internos; Sistemas Agroflorestais, com 72 h/a, 16 internos; e em Marcenaria, com 48h/a, 10 reeducandos.
Os cursos, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), têm o objetivo de oportunizar ao interno uma capacitação profissional voltada ao mercado de trabalho e potencializar a vocação da unidade na produção da agrofloresta.
Para a diretora de Humanização e Reintegração Social, Geusélia Cavalcante, a entrega dos certificados dos cursos profissionalizantes é um momento muito importante para a Sejus. “É uma meta da Secretaria ampliar a oferta de educação e de cursos profissionalizantes que possam gerar trabalho e renda. É uma preparação para enfrentar o mercado fora das unidades, para que eles tenham oportunidade e não retornem à criminalidade. Os cursos ministrados são certificados pela Secretaria da Educação, uma parceira para oferta de educação no sistema”, destaca a diretora.
Segundo o instrutor do curso de Marcenaria, João Gomes, os alunos que participaram do curso deram o primeiro passo no ofício.
“Aprenderam a trabalhar com medidas, saber como se monta e constroem um móvel planejado, uma mesa bistrô, cadeiras, estrutura para estofados e sofás, todos estão preparados para exercer o trabalho de marceneiro”, afirma o instrutor.